Amar é agir - Destaques CRBBM

Casa de Recuperação e Benefícios Bezerra de Menezes

Destaque da semana

A Verdade, para triunfar e ser aceita, tem primeiro que se chocar com as contradições dos homens. — J.B.Roustaing

AMAR É AGIR

“O Amor é mais falado do que vivido e por isso vivemos um tempo de secreta angústia” - Zygmunt Bauman

“Amar é agir” – Victor Hugo

Foi veiculada uma reportagem há alguns dias, no Jornal Nacional, das mais impressionantes e significativas dos últimos tempos.

Refere-se ao Sr. Sebastião Pereira Duque, 72 anos, catador de lixo, pai de sete filhos e morador da cidade de Olinda/PE (Assista aqui).

Enfrentando todas as dificuldades que uma pessoa de sua profissão naturalmente enfrenta, e apesar do pouco que ganha, seu Sebastião ajudou a construir uma escola –que atende 75 crianças entre 2 e 6 anos de idade.

O fato, por si só, já seria motivo de notícia e de louvor por parte da sociedade, mas seu Sebastião foi além. Ele divide parte de seu salário para também MANTER a escola, para custear as suas despesas mensais.

Além, disso, nas horas vagas, ajuda a levantar barracos para pessoas que não têm onde morar e constrói também muletas para aqueles que necessitam.

O apresentador do Jornal Nacional, Chico Pinheiro, concluiu a reportagem com palmas, às quais acrescentamos as nossas, de pé e gritando “Bravo”, pelo belíssimo exemplo da verdadeira caridade.

Jesus resumiu toda a Lei e todo o ensino dos profetas em poucas palavras: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. (Mateus 22:37-39)

Os Espíritos nos ajudam a entender e a colocar em prática os ensinos do Mestre:

“Amar a Deus acima de tudo é submeter-se a todas as suas leis, que todas se resumem na do amor; é amar o próximo como a si mesmo.

Amar a Deus de todo o coração, de toda a alma, de todo o entendimento, de todas as forças, é amá-lo de todo o pensamento, é amá-lo acima de tudo e amar a todas as coisas por amor dele”.(Os Quatro Evangelhos, J.B.Roustaing, Tomo III, item 261)

Na nossa condição atual não temos acesso ao Deus transcendente, o que está ao nosso alcance é apenas o Deus imanente, aquele que reside e alimenta a cada criatura de Vida e Luz. Para expressar nosso amor a Deus só o podemos fazer externando o nosso amor ao próximo, que o representa, que é a sua expressão ao nosso redor.

Amar a Deus é amar a todos, mais que a nós mesmos, em homenagem a Ele.

Amar a Deus sobre todas as coisas é privilegiar e priorizar o coletivo em detrimento do individual.

E amar é agir, como maravilhosamente sintetiza o grande Victor Hugo. Amor teórico não é amor, é ficção. Amor real é só aquele que se põe em movimento e que vai ao encontro do ser amado para auxiliá-lo e ampará-lo no limite das próprias forças, e meios e modos.

Amar a Deus é portanto dedicar com prioridade todo o seu tempo, os seus dias, os seus recursos e vontades a serviço do Todo – e de todos.

É ver em cada pequenino a expressão de Deus, e se dedicar a servi-lo da melhor maneira ao seu alcance.

Seu Sebastião divide com o todo tudo o que ganha. Não importa o quanto ganhe, desaprendeu a viver só para si, só consegue entender a vida dividindo aquilo que tem com os que estão ao seu redor.

Não, ele não é louco, é apenas bom, embora talvez nem saiba disso. Temos outros amigos assim, também. Que dividem mensalmente o seu salário para subvencionar ONGs e projetos sociais belíssimos. Poderiam ter vidas melhores, ou talvez mais confortáveis, mas aprenderam a viver assim – dividindo o seu com o Todo. Não imaginem, porém, um dízimo, ou algo parecido. O percentual de rateio é bem maior, e mais que o seu dinheiro eles também dedicam suas vidas a essas obras. O seu tempo, a sua criatividade, os seus talentos profissionais e pessoais. Tudo.

Vivem para o Todo, servindo a todos...

Ame. Transforme seu sentimento em movimento.

Paz, e até a semana que vem.

Veja também as mensagens anteriores desse espaço no Baú do Azamor.