Casa de Recuperação e Benefícios Bezerra de Menezes

Museu Roustaing

A verdade, para triunfar e ser aceita, tem primeiro que se chocar com as contradições dos homens. — Roustaing

7. TESTAMENTO DE ROUSTAING EM FAVOR DA OBRA DE ALLAN KARDEC

Roustaing havia programado para o inverno de 1861, depois de sua volta de mais uma temporada no campo, a realização de seu testamento. Assim, decidido, recolhe-se no lazer e na solidão do campo para refletir e, depois, realizar o registro de suas últimas vontades. Um substancioso legado é então destinado à Sociedade Espírita de Paris, vontade essa comunicada por carta à mesma, que a leu em sua sessão de 20 de dezembro de 1861, sexta-feira, cabendo a Allan Kardec, em nome da Sociedade, agradecer: “Às generosas intenções do testador em favor do Espiritismo, e de o felicitar pela maneira por que compreende a sua finalidade e o seu alcance” (RE, 1862, janeiro, p. 53).

No resumo das principais doações de Roustaing, neste primeiro testamento, o legado feito em favor da promoção do Espiritismo é destacamente o maior de todos, conforme abaixo: “10º) 20.000 francos para: “Sr Allan Kardec, em sua qualidade de Presidente da Sociedade Espírita de Paris residente atualmente em Paris, rua Ste Anne nº 59 Parte coberta da Ste Anne, e em caso de morte anterior a mim do Sr. Allan Kardec, àquele que for, na ocasião da minha morte, presidente dessa sociedade”.

Este foi o 1º testamento do grande apóstolo de Bordeaux. Houve outras redações / ajustes desse texto primeiro e principal, ao longo do tempo, mas a cláusula em favor da Sociedade Espírita de Paris jamais sofreu modificações. Até 1879, quando desencarnou, ao que se saiba, foi ele o maior doador de recursos para as obras de Allan Kardec...

Veja também:

INÍCIO DA MISSÃO DE ROUSTAING

Voltar para CHAMAMENTO ESPIRITUAL DE ROUSTAING