Reencarnação, a um passo da comprovação - Destaques - CRBBM

Casa de Recuperação e Benefícios Bezerra de Menezes

Destaque da semana

A Verdade, para triunfar e ser aceita, tem primeiro que se chocar com as contradições dos homens. — J.B.Roustaing

REENCARNAÇÃO:
A UM PASSO DA COMPROVAÇÃO

Stevenson ocupou por tanto tempo uma posição de destaque no "front" das pesquisas sobre a reencarnação que sua desencarnação abriu de fato um "vácuo", trazendo preocupação, dentre a sua legião de admiradores, quanto ao futuro dos estudos sobre o tema.

Seu trabalho, no entanto, foi mais que apenas um esforço pessoal, e resultou na criação da Divisão de Estudos Perceptivos (DOPS), uma unidade da Divisão de Estudos da Personalidade do Departamento de Psquiatria e Neurociências do Comportamento da Universidade da Virgínia (EUA). Essa unidade foi fundada pelo próprio Dr. Stevenson, em 1967. Ano que vem completará, portanto, cinquenta anos...

É das fileiras desta Divisão que surgiu um dos principais continuadores de sua obra, o Dr. Jim B. Tucker, já conhecido no Brasil com a tradução de seu livro "Vida antes da Vida". Dr. Tucker publicou em 2013 um novo livro, com o título "De Volta à vida" (tradução livre), trazendo desta vez a público dezenas de casos de reencarnação de crianças norte-americanas. Respondeu, assim, a uma das tradicionais críticas ligadas aos estudos sobre vidas passadas: a de que supostamente apenas crianças nascidas em culturas onde tradicionalmente se aceita a reencarnação teriam esse tipo de lembranças... É alentador, também, constatar que a coleta e pesquisa sobre esses casos não parou, e que prosseguem as investigações científicas sobre a pluralidade das existências.

Vale destacar que, além dos estudos sobre a reencarnação, essa unidade mantém também linhas de pesquisa dedicadas aos casos de experiência de quase morte, vivências fora do corpo e aparições e comunicações pós-morte, constintuindo-se, portanto, numa das frentes mais promissoras de pesquisas científicas hoje existentes em torno dos fenômenos espíritas.

A preocupação com o avanço dos estudos sobre o tema, no entanto, procede, visto que não identificamos outro centro universário com pesquisas contínuas sobre as vidas sucessivas, como ocorre na Universidade da Virgínia, mesmo entre os que se dedicam ao estudo de parapsicologia.

Um artigo relativamente recente (2014) de Jill Hanson, Mestre em Arte, Consciência e Transformação da Universidade JFK, EUA, no site "Mind Floss" (Veja aqui), nos dá notícia de 13 universidades ao redor do mundo com histórico de estudos sobre parapsicologia, muitas delas ainda ativas, e nelas não identificamos nem um centro dedidado ao tema reencarnação. No Google Acadêmico, as referências acadêmicas sobre o tema vêm geralmente da Universidade da Virgínia...

Até novas notícias ficamos portanto na torcida pelo sucesso de Jim B. Tucker e sua equipe, no aguardo por novas iniciativas. Dr. Stenvenson chegou perto demais da definitiva comprovação, para que esse estudo possa ser interrompido. Mas, como dizem as escrituras, "o Espírito de Deus sopra onde quer" (Jo.3:8), aguardemos, porque pelos avanços já obtidos, é de se esperar que ainda neste século a reencarnação esteja plenamente comprovada e aceita pela ciência. Quem sabe veremos ainda esse dia, nessa encarnação, ou na próxima!