Casa de Recuperação e Benefícios Bezerra de Menezes

Blog da Família

Tudo o que fizerdes a um destes pequeninos, é a mim que fareis. — Jesus

CONHEÇA O NOSSO GRUPO LARANJA

Nossa Evangelização Infantil - que vai do nascimento (ou, até mesmo antes, no caso das gestantes) até a pré-adolescência - acontece aos sábados pela manhã e é dividida em sete (7) grupos que têm os nomes de cores: Verde, Coral, Amarela, Lilás, Azul, Laranja e Acerola.

As idades limítrofes de cada um deles não são rigorosas, pois também usamos como atributo a maturidade e a capacidade de acompanhar e compreender tudo o que é colocado. A transferência de grupo de cada criança é discutida ao final do semestre pelos evangelizadores do grupo e informada nas reuniões mensais, que acontecem, geralmente, nos terceiros sábados de cada mês.

Nessas reuniões, são discutidas situações e necessidades dos evangelizadores, com o objetivo de promover os ajustes necessários que o trabalho impõe e, também, ajudar aqueles que de alguma forma precisam de orientação ou apoio, em razão de questões específicas. Eventualmente, são apresentados os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelos grupos, a fim de que todos tomem conhecimento do que está sendo realizado na Evangelização Infantil como um todo.

O trabalho com as crianças e jovens tem como base, certamente, a Doutrina Espírita. São utilizados ferramentas e instrumentos que estimulem a participação dos evangelizandos, de tal forma que estes se sintam à vontade para trazer temas que gostariam de discutir em grupo e, até mesmo, dificuldades que possam encontrar na escola ou nos ambientes que frequentam. O evangelizador acolhe carinhosamente os assuntos trazidos, de forma a ouvir sugestões de todos, sempre à luz da doutrina amorosa e esclarecedora.

Todos os grupos são trabalhados com o lúdico de alguma forma. E por que? Porque esta forma de trabalhar desenvolve a criatividade, aguça a curiosidade e torna fácil a compreensão das coisas. O lúdico faz com que, quando estes evangelizandos já estiverem na idade adulta, possam lembrar de algum ensinamento de forma mais rápida.

O grupo Laranja acolhe crianças de 11 a 13 anos, aproximadamente. Nessa idade, observa-se, na maioria das vezes, diferenças no comportamento e interesses dos evangelizandos. É o momento em que, no geral, as meninas se mostram um pouco mais maduras do que os meninos.

É necessário muito dinamismo nos trabalhos para prender a atenção e forçar os jovens a pensar e para isso criamos “Ideias Âncora”. E o que é isso? “Ideia Âncora” é toda imagem que força a mente a fixar a atenção e gravar essa imagem, não permitindo que se perca logo no minuto seguinte.

Se queremos falar sobre um tema, não devemos usar o livro como base principal, pois muitos ainda não adquiriram o hábito de ler e têm como melhor forma de aprendizado a imagem. Por exemplo, se queremos ensinar o que é caridade, mostramos um filme ou uma imagem de Jesus praticando o bem ou os levamos a aprender a fazer em visitas fraternas, visitando locais que exijam deles o exercício.

Estamos organizando esse tipo de trabalho para que eles possam vivenciar essa experiência. Visitas fraternas a asilos, orfanatos ou outros locais assim forçam o pensamento a, no mínimo, ter algum tipo de sentimento, o que pode despertá-los para algo de bom. Não temos a pretensão de transformá-los em “Franciscos de Assis”, mas, simplesmente, provocar o sentimento.

No grupo Laranja, dividimos o tempo das reuniões entre algumas leituras e atividades lúdicas, como filmes, dinâmicas, teatralização, e tudo que possa tornar aquele momento mais agradável.

Existem duas dinâmicas muito interessantes que tratam de assuntos ligados à Doutrina Espírita. A primeira é a representação do Evangelho no Lar, com os evangelizandos representando uma família – pai, mãe e dois filhos - reunida para essa atividade e com um deles fazendo o papel do Espírito Orientador. Acreditamos que essa dinâmica possa despertá-los para a importância da leitura do Evangelho com a família.

A segunda dinâmica – que procura trabalhar os assédios que recebemos todos os dias - é a de dois espíritos - um bom e outro mau – um “anjinho e um “diabinho”, que ficam na mente de cada um de nós. Um dos jovens fica de olhos vendados e tenta se guiar pelos outros espíritos, sem saber qual é o bom e o mau. O objetivo do espírito bom é fazer com que o jovem consiga pegar algo que está em algum lugar na sala. Já o mau, procura, de todas as maneiras, afastá-lo do lugar onde está esse objeto. Normalmente, utilizamos um bombom.

Ultimamente temos discutido muito o potencial que cada um de nós tem para vencer desafios, valorizando as boas atitudes, como a prática do bem. Mostramos casos de pessoas com deficiências físicas e mentais que conseguem ser independentes e jovens que desde cedo já fazem trabalhos no bem para o próximo. Enfim, procuramos mostrar que quando estamos decididos nada nos impede de fazer coisas que transformem alguém ou algum lugar.

Outra questão importante dentro do grupo é valorizar o respeito pelas diferenças por questões étnicas, sociais, sexuais ou qualquer outro fator que diferencie um ser humano na sociedade em que vive. A questão mais vivida no nosso grupo é a de irmãos com necessidades especiais. Procuramos desenvolver a convivência com este tipo de cuidado.

Os ensinamentos doutrinários estão sempre presentes em qualquer atividade, já que eles têm o objetivo de mostrar o que Jesus veio ensinar.

Como dissemos no início, nosso objetivo não é ensinar a Doutrina Espírita e sim plantar a semente do bem na mente e no coração de cada um daqueles jovens que passam por nossas mãos. E, além disso - e não menos importante -, nós evangelizadores somos os primeiros a aprender com eles.

Conheça as nossas Sugestões de Leitura.

Veja também as mensagens anteriores desse espaço no Arquivo do Blog da Família.